Rádio

Muito Além do Carnaval

Grande instrumento de divulgação da música, o rádio leva, gratuitamente, e até hoje, lançamentos e novidades aos ouvintes de todo o país. Desde os primórdios, à medida que a transmissão foi se aperfeiçoando, o rádio atraiu um público interessado nos vários gêneros musicais que marcavam a época.

Na Rádio Difusora de São Paulo, a qualidade sonora tinha como slogan “o som de éter”. No século XIX, físicos postularam que o éter estava presente no espaço, viajando até no vácuo. Nada comprovado cientificamente, mas a fama ficou.

Muitas músicas foram além da sazonalidade da criação e ficaram na memória. Quem não se lembra, por exemplo, das marchinhas de Carnaval, que consagraram intérpretes como Carmen Miranda, em “Mamãe eu Quero”, Emilinha Borba, em “Chiquita Bacana”, Dalva de Oliveira (foto), em “Bandeira Branca”, Moacyr Franco, em “Me Dá um Dinheiro Aí”, e Silvio Santos, com “A Pipa do Vovô”? E os temas? De todo tipo, como a derrota de Martha Rocha no Miss Universo (1954), em “Duas Polegadas”, sucesso do Carnaval de 1955. No rádio, a folia é eterna!

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.