Rádio

Uma família Itatiaia

 Nos anos 1930, os irmãos Januário, Ester e Emanuel Carneiro, de Patrocínio de Muriaé (MG), foram para Belo Horizonte e criaram, no quintal de casa, a Rádio Júpiter. Januário coordenava, Ester interpretava sucessos e Emanuel avisava os vizinhos da programação.

Em 1951, Januário (foto) comprou uma estação em Nova Lima e, com a potência chegando até “BH”, inaugurou, no ano seguinte, a Rádio Itatiaia, na data do seu aniversário: 20 de janeiro. Apostou no esporte, o diferencial da “rádio de Minas”.

Em março de 1959, fez a primeira transmissão internacional do rádio mineiro: o jogo Brasil e Peru, em Buenos Aires (Argentina). O pioneirismo virou marca da “família Itatiaia”.

Em 1968, nos fundos da rádio, Januário criou a AMIRT, associação que agrega centenas de emissoras mineiras. Quando faleceu, em 1994, o escritor mineiro Roberto Drummond definiu: “Ele sonhava rádio. E mais do que sonhar, realizava seus sonhos”.

Emanuel assumiu a direção e foi o primeiro mineiro a presidir a ABERT, entre 2010 e 2012. Seguiu nos microfones, por 55 anos, com a Turma do Bate-Bola, líder de audiência. Em 2021, vendeu a Itatiaia para a MRV, que segue a história.

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.