Rádio

Parabéns a você

Em 7 de setembro, o rádio brasileiro completa, oficialmente, 100 anos das primeiras transmissões. Como todo aniversariante, merece um “parabéns a você”, canção hoje interpretada por mais de 600 mil brasileiros.

A versão original “Happy Birthday To You” foi criada pelas irmãs americanas Mildred e Patricia Smith Hill, em 1875. Nos anos de 1930, a melodia chegou ao Brasil. O radialista Almirante (Henrique Foréis Domingues), defensor da nossa língua, não se conformava de brasileiros cantarem em inglês. Promoveu um concurso no programa “Orquestra de Gaitas”, da Rádio Nacional, em 1941, que escolheu, entre 5 mil participantes, a versão da dona de casa Bertha Celeste Homem de Mello (1902-1999), moradora de Pindamonhangaba (SP). Um mês após o anúncio da vencedora, em fevereiro de 1942, Almirante vai para a Rádio Tupi carioca, o que gerou confusão sobre a emissora promotora do concurso.

De acordo com Marcelo Duarte, autor do livro “Parabéns a Você”, Bertha concorreu sob o pseudônimo de Léa Guimarães, com a letra “Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida”. Em 1978, o produtor musical Jorge Mello Gambier firmou contrato com Bertha (foto), acrescentou nova estrofe e a canção foi modificada.

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.