Rádio

Severo: A paixão pelo Rádio

Quem foi Antunes Severo? Repórter, noticiarista, locutor, produtor, publicitário, escritor, pesquisador, apresentador e professor… um apaixonado pelo rádio e pela comunicação.

Eurides Antunes Severo nasceu em Itapevi, distrito de Rosário do Sul (RS), em 1932. Com um pequeno rádio, movido à energia eólica, na difícil infância, sonhou com uma vida melhor. Severo conseguiu vaga para ler anúncios no serviço de alto-falante da praça central de Rosário. Em 1949, começou a trabalhar na emissora local.

Por um tempo, seguiu carreira militar, passando por Minas Gerais e pelas paranaenses Rio Negro, onde começou profissionalmente em rádio, e Curitiba, onde se tornou apresentador de sucesso de programas de auditório.

Foi escolhido Melhor Animador de Rádio de 1956, no Paraná, e, no ano seguinte, em Florianópolis (SC). Mudou-se para a capital catarinense após ouvir a Rádio Diário da Manhã (atual CBN Diário).

Autor de livros, foi após “Caros Ouvintes”, ao lado de Ricardo Medeiros, que deu origem ao Instituto Caros Ouvintes, sobre a memória da comunicação. Sem abandonar os microfones, em 2013, foi homenageado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão com a Comanda ACAERT, maior honraria da radiodifusão estadual. Antunes Severo faleceu em 2017, deixando um grande legado à memória do setor.

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.