Rádio

Murillo Antunes Alves: Repórter por vocação

“Dr. Murillo”, como era chamado por muitos, era a elegância em pessoa. Advogado, sempre se apresentava de paletó ou sobretudo diante dos microfones, plateias ou júris.

Murillo Antunes Alves nasceu em Itapetininga (SP), em 28 de abril de 1919, e começou sua carreira em “O Arauto”, jornal estudantil, onde descobriu o gosto pelo jornalismo e esporte, em especial como repórter. Em 1938, concretizou o sonho de trabalhar no meio radiofônico, na Rádio São Paulo. Foi locutor, comentarista esportivo, repórter e apresentador. A estreia foi em “Broadway Melody”, seu primeiro programa.

Ao lado de Geraldo José de Almeida, irradiou, de cima do telhado de uma casa próxima ao estádio do Palestra Itália, uma partida no Parque Antarctica.

Passou também pela Bandeirantes, Cultura, Gazeta e Tupi, mas foi na rádio e TV Record que ficou por mais tempo: de 1947 até sua morte, em 2010.

Apresentou o “Repórter Esso”, fez parte do popular “jornal da tosse”, com Hélio Ansaldo, e ganhou 7 vezes o Troféu Roquette-Pinto! Nos tempos de “PRB-9”, prefixo da rádio de Paulo Machado de Carvalho, realizou grandes reportagens: desde coberturas internacionais até o enterro de Tancredo Neves. Murillo realizou ainda entrevistas históricas, como a última de Monteiro Lobato. Na carreira política, foi autor da lei do uso obrigatório do cinto de segurança, em 1994. Murillo Antunes Alves era sinônimo de informação segura.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 %