Rádio

Edgar Proença: A voz do Pará

Você conhece o “Mangueirão”, Estádio Olímpico do Pará?

Seu nome é Edgar Proença, em homenagem ao advogado e dramaturgo que se destacou como jornalista e radialista.

Nascido em Belém (PA), em 1892, Proença escreveu para os extintos jornais “Vanguarda” e “O Paraense”, mas levou sua paixão pelo esporte mais longe como radialista, ao inaugurar a PRC-5 Rádio Clube do Pará, pioneira de toda região amazônica, em 1928.

Em 3 de abril de 1938, Edgar Proença transmitiu o primeiro jogo da Região Norte e fora do eixo Rio-São Paulo. Foi o clássico Remo x Paysandu, uma tarefa difícil, uma vez que Proença foi um dos fundadores do Paysandu Sport Club, derrotado por 5 a 1 na partida!

Foi ele também quem transmitiu para os nortistas a Copa do Mundo de 1950, realizada pela primeira vez no Brasil. Fez história e legado, deixando raízes na família, como pai do também radialista Edyr Proença e avô de Edgar Augusto.

Conhecida por programas regionais como “Jornal Relâmpago”, “Baú Velho” e “Balança Mas Não Cai” (nos moldes do homônimo carioca, da Rádio Nacional), a Rádio Clube, conhecida pelo slogan “A voz do Pará”, ficou sob o comando da família até 1986.

Edgar Proença morreu em 1973 e seu nome foi dado ao Estádio Olímpico em 2002, ficando eternizado na memória esportiva dos paraenses.

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.