Rádio

Monteiro Lobato e o Rádio

Foi na Rádio Cultura (SP) que o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, seriado televisivo de sucesso, teve sua estreia. Em 1939, ainda sob o nome de “Sítio da Dona Benta”, a obra de Monteiro Lobato tinha a atriz Sagramor de Scuvero no papel da avó que contava as histórias para os netos Narizinho e Pedrinho, e imortalizou personagens como a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, tia Nastácia, tio Barnabé…

Foi a primeira de muitas adaptações do Sítio, que passou pela TV Tupi, em 1952, com o casal Tatiana Belinky e Júlio Gouveia, amigos do escritor. Ao longo de décadas, outras versões foram apresentadas nas TVs Cultura, Band, Globo e SBT.

Reconhecido como um dos maiores escritores infantis do país, Monteiro Lobato ganhou uma data em sua homenagem. Em 18 de abril, Dia da Literatura Infantil, o Brasil lembra o nascimento do criador de Jeca Tatu, caipira ingênuo que, no rádio, virou garoto-propaganda do famoso Biotônico Fontoura. Desnutrido, o homem simples precisava de um fortificante!

Dois dias antes de morrer, em 1948, na última entrevista para o jovem repórter Murillo Antunes Alves, da Rádio Record, Monteiro Lobato confessou que gostaria de ter escrito mais para crianças: “Eu perdi tempo escrevendo para gente grande, que é coisa que não vale a pena”, disse ele.

De uma coisa Monteiro Lobato pode ter certeza: também pelo rádio, ele fez aflorar nas crianças a paixão pela literatura.

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.