Rádio

Rádio: Origem das telenovelas

O Brasil é internacionalmente reconhecido pelas telenovelas produzidas no país. O gênero teve esteio nas radionovelas, que influenciaram os primórdios da TV.

Walter Forster, criador da pioneira “Sua Vida Me Pertence” (TV Tupi-SP, 1951), muito antes de ser autor na TV, já era especialista em dramaturgia no rádio. Assim como ele, muitos outros autores foram do rádio à TV: Walter George Durst, Ivani Ribeiro, José Castellar, Heloísa Castellar, Thalma de Oliveira, Teixeira Filho, J. Silvestre, Cassiano Gabus Mendes, Dionísio Azevedo e Dulce Santucci.

Uma atriz adorava assobiar “Clair de Lune”. Batizada por Octávio Gabus Mendes, ficou para sempre na memória do brasileiro. Era Janete Clair, autora de dezenas de folhetins para o rádio e TV. Ao lado de Dias Gomes, consagrado dramaturgo no rádio, viraram parceiros (foto) em uma história de amor de mais de três décadas.

Grandes produções foram do rádio para a TV, como “Vende-se um Véu de Noiva” e “O Direito de Nascer”. Boas histórias sempre geram novos capítulos!

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.