A História AgoraDe MemóriaHistória Viva

Uma TV 100% digital

No final dos anos 2010, esse simpático boneco, o Digital, invadiu os lares brasileiros. Campanhas na TV, no rádio, em jornais e até relógios de ruas tinham ele estampado. Eram os comerciais da Seja Digital.

A Seja Digital foi entidade criada por determinação da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, sendo não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital dos canais abertos de televisão.

Uma as missões da Seja Digital efoi garantir que a população tivesse acesso ao sinal digital de TV para que o sinal analógico fosse desligado. Para cumprir esse objetivo nas 1.379 cidades que passaram por esse processo, a entidade ofereceu suporte didático à população, desenvolveu campanhas de comunicação e mobilização social e distribuiu kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Obedecendo o cronograma definido pela portaria 378 do antigo Ministério das Comunicações, esse processo começou em abril de 2015 e foi finalizado em 9 de janeiro de 2019. A cidade-piloto para desligamento da TV analógica foi Rio Verde (GO).

Com trabalho executado pela Seja Digital, a população de 1.379 cidades passou a assistir aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital.

O desligamento do sinal analógico de TV em 61 regiões liberou a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G pudesse ser expandida por todo o país.

Após a atuação da Seja Digital, mais de 80% da população brasileira passou a ter a disposição o sinal 4G, uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas.

A expansão do 4G em 700 MHz vem favorecendo a toda a população, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.

Muitas entidades de classe participaram do processo de desligamento da TV analógica e implantação total da TV digital, em todo Brasil. A ABERT teve forte atuação neste processo.

Veja a campanha que a ABERT criou apoiando a iniciativa da Seja Digital, a partir de 2016:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.