Rádio

Um mineiro determinado

Desde muito cedo, Agnaldo Timóteo (1936-2021) se apaixonou por música, em shows na sua Caratinga (MG). Ainda jovem, foi a Governador Valadares trabalhar como torneiro mecânico. Ouvia música o dia inteiro, pelo rádio da casa vizinha. Parava tudo para ouvir “Adeus, Querido”, de Angela Maria, sua canção preferida. Quis ser cantor.

Nos anos 1950, em Belo Horizonte (MG), ficou conhecido como “Cauby Mineiro”. Fez sucesso nas rádios Itatiaia, Inconfidência, Guarani e Mineira. Conheceu pessoalmente Angela Maria, a “Sapoti”, que o aconselhou a ir ao Rio de Janeiro para mais chances.

Já no Rio, andava quilômetros para se apresentar nas rádios Mayrink Veiga e Nacional. Para estar mais próximo de sua inspiração, foi motorista da Sapoti, e sempre a acompanhava nas apresentações públicas.

Em 1961, indicado por ela, gravou o primeiro disco. Aos poucos, se consagrou como cantor romântico. Lançou hits como “Meu Grito”, “Mamãe” e “Os Brutos Também Amam”. Agnaldo foi também político e é lembrado por vender seus CDs, em praça pública, como artista independente. Sempre falou de amor: pelo rádio e pela amiga Angela Maria, parceira de muitas canções.

 

Veja mais:Rádio

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.