Memorial da ABERT

Nasce o Memorial Virtual da Radiodifusão

Para fechar as comemorações do 60º aniversário, a ABERT preparou ainda duas novidades que privilegiam a experiência no campo do metaverso.

A primeira é a conclusão da tríade que cria o Memorial Virtual da Radiodifusão, composto pelos memoriais da TV e do Rádio, lançados em 2020 e 2022, e o Memorial Virtual da ABERT, no endereço http://memoria.abert.org.br/exposicao-abert.

O memorial faz uma viagem pelo Brasil, pelo mundo e pela história da ABERT. Grandes marcos da história são contados, como por exemplo a queda do muro de Berlim, o atentado às torres gêmeas, a chegada dos militares ao poder em 1964, a redemocratização, a criação da Constituição Brasileira de 1988, entre outros fatos, mesclando com a cultura pop a todo tempo.

Em 3D foram também recriadas sedes históricas da ABERT, como a da Avenida Churchil, no Rio de Janeiro, o Hotel Nacional, em Brasília, e a atual, no Edifício Via Esplanada, também no Distrito Federal.

O Memorial da ABERT possui também galerias de fotos, vídeos de campanhas promovidas pela Associação ao longo dos anos, reportagens sobre o trabalho da ABERT e imagens inéditas.

O Memorial Virtual da Radiodifusão (TV, rádio e ABERT) teve a curadoria do pesquisador Elmo Francfort, projeto expográfico e modelagem 3D, da Caselúdico, e conteúdos audiovisuais da After Hour Multimídia.

Sala Rádio em Movimento

A Mostra Rádio em Movimento, com os 27 rádios finalistas, ganhará vida na versão digital. O internauta poderá ouvir as canções que fizeram sucesso em seu estado, uma iniciativa que contou com o apoio das associações estaduais de radiodifusão e uma pesquisa de mais de 300 mil áudios.

Uma linha do tempo conta a história do rádio em todo Brasil, com uma galeria de fotos dos aparelhos físicos (os 81 espalhados por todo Brasil) e o vídeo projetado na cúpula do Museu Nacional da República, em Brasília, durante os dois dias do 29° Congresso Brasileiro de Radiodifusão.

A sala pode ser acessada pelo link https://memoria.abert.org.br/exposicao-radio/#radio-em-movimento
“Este é um legado da ABERT para a radiodifusão brasileira, rica de histórias que muito engrandecem o nosso setor. Histórias de desafios e grandes vitórias e conquistas. Histórias que unem a ABERT, o rádio e a TV em um único ideal: o fortalecimento da radiodifusão brasileira, uma radiodifusão livre, aberta e a serviço da população de nosso país”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.